10 de mar. de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - MARÇO 2015

“Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também nossa conduta” 
Gálatas 5, 25
(tradução: Bíblia de Jerusalém)

Mais uma vez o Ministério para Crianças de todo o Brasil está sendo convocado a fazer a Mobilização Nacional de Oração! Neste ano estamos meditando na Palavra de S. Paulo aos Gálatas que nos diz para andarmos de acordo com o Espírito Santo, dando frutos da ação deste em nossas vidas. Temos um Deus apaixonado e que nos pede pra sermos apaixonados por Ele: “Eu desejo que vocês sejam apaixonados por mim, que sou o Cristo!”.
Irmãos, o Senhor nos pede para adotarmos o “ser adorador” como estilo de vida. Adorador é aquele que entrega seu coração a Deus e vive diariamente a adoração. O adorador sabe que todas as suas vitórias foram graças ao Senhor e não por seus próprios méritos. O verdadeiro adorador deve buscar em sua caminhada, a graça do arrependimento, a graça de um coração quebrantado e sempre perguntar a si mesmo antes das suas ações: Senhor, isso te glorifica em minha vida? A adoração é a oração que vai durar para sempre!
Diante disso, este mês procure reservar um tempo do seu dia para adoração.
Sem o Espírito Santo de Deus não somos nada! Sem as práticas espirituais não somos nada! Onde tem criança tem chama, onde tem servos batizados no Espírito tem chama capaz de mudar realidades.
Estamos em tempo de quaresma tempo oportuno para penitência, jejum e oração. Neste mês, além da oração e da adoração, faça um jejum por todos os servos da Renovação Carismática Católica e muito especialmente pelos nossos irmãos do Acre que estão sendo flagelados pelas cheias. Durante toda a quaresma coloque nas intenções do Santo Terço o nosso Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças (ENEC).

COMO REZAR?
Iniciamos com o sinal da cruz, o Creio e invocação do Espírito Santo. Depois rezamos o Terço Bizantino do Evangelizador, fazemos em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missões, Construção da Sede Nacional, Revista...); pelos Conselhos Nacional, Estadual e Diocesano com todos seus projetos e eventos, pelos Ministérios e seus projetos e eventos e finalizando fazemos a oração que nos ensina a Beata Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Sejamos sinceros e humildes em nossas orações. Vamos interceder com fé um amor apaixonado por Jesus!

Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que o Senhor revelar e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para o Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita e age em nós.


Relembrando a dinâmica da Mobilização: Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de uma hora de intercessão no dia 12 de Março, intercedendo pelo ministério e por toda Renovação Carismática Católica. No mês seguinte o estado adiantará em uma hora a sua mobilização. Por exemplo: Sergipe e Tocantins iniciam à 0h, depois o Acre continua à 1h, Alagoas às 2h, Amapá às 3h...

HORÁRIO
ESTADO (S)
0h às 1h
Acre
1h às 2h
Alagoas
2h às 3h
Amapá
3h às 4h
Amazonas
4h às 5h
Bahia
5h às 6h
Ceará
6h às 7h
Distrito Federal
7h às 8h
Espírito Santo
8h às 9h
Goiás
9h às 10h
Maranhão
10h às 11h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
11h às 12h
Minas Gerais
12h às 13h
Pará
13h às 14h
Paraíba
14h às 15h
Paraná
15h às 16h
Pernambuco
16h às 17h
Piauí
17h às 18h
Rio de Janeiro
18h às 19h
Rio Grande do Norte
19h às 20h
Rio Grande do Sul
20h às 21h
Rondônia e Roraima
21h às 22h
Santa Catarina
22h às 23h
São Paulo
23h às 24h
Sergipe e Tocantins

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, Facebook, enviem por e-mail, Watsapp... Este mês estamos atrasados com a divulgação, mas com sua ajuda conseguiremos alcançar todo o Brasil! Que o Espírito Santo nos conduza. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para nos unir e sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.


SUGESTÃO DE GRUPINHO DE ORAÇÃO
Este é apenas um exemplo de GOC,  não esqueça que é indispensável que você e sua equipe (se houver) rezem para ouvir o que o Senhor quer em particular para as crianças do seu grupinho.

Aos evangelizadores: A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.


ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Vamos receber as crianças com muita alegria, com um abraço apertado, que elas se sintam bem vindas ao grupinho! Reze uma dezena do terço ou a Coroinha do Menino Jesus. Faça uma oração pra Mãezinha do Céu e cante uma musiquinha pra ela.

LOUVOR: Vamos fazer uma grande roda e agradecer  a Deus por tudo que Ele é (amor, luz, misericordioso, criador, salvador, lindo, fiel...). Em seguida, leve as crianças a louvar pelo que Deus fez (ela mesma, sua família, o sol, a chuva, os rios, o mar, as plantas...). Cante com elas umas 2 músicas de louvor.

EFUSÃO: Conduzir uma oração que leve as crianças ao batismo no Espírito Santo. Inicie com uma música (Espírito de Deus, repousa sobre mim... – Kerisseyn Jr. Ou Vem Espírito Santo, vem sobre mim... – Pescadores Kids 2) e através dela vá pedindo que o Espírito Santo nos santifique, nos faça mais parecidos com Jesus. Use a letra da canção para ajudar. Faça um clamor ao Espírito pedindo seus dons, frutos e carismas. Depois façam silêncio e escutem a voz de Deus em seus corações. Peça pras crianças falarem o que sentiram e o que ouviram.

PREGAÇÃO: (Faça duas árvores: uma sem frutos, minguada e outra bem frondosa e cheia de frutos) Crianças, nós estamos na quaresma. Quem sabe o que é quaresma? (deixe que elas falem). Hoje eu trouxe duas árvores e queria que vocês olhassem pra elas e me dissessem qual é a mais bonita, qual delas vocês gostaram mais, por quê? (escute o que elas falam. É certo que elas vão gostar mais da árvore que está cheia de frutos). Bom, essa árvore (aponte a árvore com frutos) precisou de algumas coisas pra ficar tão bonita e cheia de frutos! Ela precisou de terra fértil, de água, de sol, de ar... E se com a terra fértil, o sol, a água, a árvore fica bonita e dá bons frutos, nós também podemos ser como ela, cheios de frutos: os frutos do Espírito Santo! (Agora utilize o desenho abaixo). A criança cheia dos frutos do Espírito Santo contagia a todos com sua bondade, com sua alegria, seu amor! A Quaresma é o tempo certo pra gente mudar de vida e seguir a Palavra de Deus. É tempo de oração, de penitência e de caridade. São essas práticas que nos farão como a árvore bonita! Vamos nesse tempo buscar rezar mais, renunciar alguma coisa que gostamos muito (um dia sem comer doce, tomar refrigerante ou sem celular, vídeo game ou internet, por exemplo) e atender às necessidades de nossos irmãos. Assim vamos ser cheios dos frutos do Espírito Santo (amor, alegria, paz, paciência, mansidão, bondade, fidelidade, autodomínio – enquanto fala vá colocando os frutos no coração) e lindos como uma árvore frondosa e cheia de frutos suculentos! Deus ama cada um de nós e quer que sejamos crianças que espalham a Boa Notícia por onde quer que a gente vá! Os frutos do Espírito Santo são a melhor maneira de testemunhar esse amor!

ATIVIDADE: Dê o desenho para as crianças pintarem e escreverem os frutos que elas gostariam de ter em seus corações, não somente na Quaresma, mas sempre.



ORAÇÃO FINAL: Peça que as crianças façam sua oração e em seguida todos rezem juntos o Glória e a Oração do Santo Anjo. Estimule-as a continuar a oração da dezeninha do terço em casa. Proponha que façam pelo menos uma vez na semana rezando pelas vítimas das cheias no Acre. Você também pode propor que elas juntem moedinhas  e tragam no próximo grupinho para serem enviadas como ajuda a esses irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!