28 de fev. de 2012

Mobilização Nacional de Oração

I. JUSTIFICATIVA
Neste período em que a RCC do Brasil está vivenciando tempos de abundância, de revogação de sentenças negativas e de portas abertas, o Senhor também nos chama a olharmos para nós mesmos a fim de identificarmos em nós as “brechas” que têm nos impedido de levar a bom termo as suas ordens e, a partir daí, nos deixar reconstruir. Desta maneira, todos nós que participamos da Renovação Carismática Católica do Brasil precisamos urgentemente unir-nos em torno desta moção de reconstrução que estamos vivenciando neste período histórico do nosso movimento.
Sabemos, no entanto, que esta reconstrução se concretizará a partir do momento em que cada membro da RCC procurar pessoalmente vivenciar uma espiritualidade mais profunda e disciplinada. E é por isso que todos os Grupos de Oração do Brasil estão sendo motivados a implantar em seus Grupos de Servos o projeto Amigos de Deus que tem por objetivo motivar a todos os carismáticos a retornarem às práticas espirituais (Jejum, Terço, Oração, Confissão, Adoração e Lectio Divina) para que possamos nos deixar reconstruir pelo Senhor.
Não obstante, é necessário que todo o nosso povo seja despertado para este chamado e, para que isso aconteça, será fundamental que todos os membros da RCC no Brasil sejam motivados a buscar um aprofundamento disciplinado da sua espiritualidade. Faz-se necessário também despertar a consciência de todos para uma vida de conversão e de luta contra o pecado.
Inspirando-nos na intercessão de Judite podemos também orar: “Deus do céu, criador das águas e Senhor de toda a criação, ouvi uma pobre suplicante que só confia em vossa misericórdia. Lembrai-vos, Senhor, de vossa promessa; inspirai as palavras de minha boca e dai firmeza à resolução de meu coração, para que a vossa casa vos permaneça (para sempre) consagrada e que todos os povos reconheçam que só vós sois Deus e que não há outro fora de vós”. (Jd 9,17-18)


II. MOTIVAÇÃO
A estratégia e a motivação para a realização desta mobilização de oração será baseada e inspirada no capítulo 4 do livro de Neemias, do qual recomendamos uma leitura atenta.
Neste capítulo do livro de Neemias podemos ver que o povo de Deus que havia iniciado a reconstrução das muralhas começou a sofrer ataques dos seus inimigos. Eles perceberam que as muralhas estavam sendo erguidas e tentaram armar estratégias para impedir o povo de continuar este trabalho. Diante desta situação Neemias resolveu tomar algumas atitudes para neutralizar os ataques dos inimigos convocando todo o povo à oração (cf. Ne. 4,3)
Hoje, também a RCC passa por situação semelhante à do povo de Deus liderado por Neemias. Estamos também reconstruindo as nossas muralhas e não poucas vezes temos sofrido ataques. Por isso acreditamos que o Senhor está nos convocando à esta MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÂO para manter-nos em permanente combate de oração. Desta forma, é fundamental que nos unamos em oração de louvor e de súplica, implorando a ajuda do céu para que a vontade de Deus se concretize nas ações, nas decisões e nos projetos da RCC.
Quando oramos, o Senhor nos dá o dom da sabedoria e passamos a perceber verdades que antes não conhecíamos, passamos a ter soluções novas para problemas que sem oração poderiam nos destruir. “Invoca-me, e te responderei, revelando-te coisas misteriosas que ignoras”. (Jr. 33,3).
Este é um chamado para todos os membros da Renovação Carismática Católica do Brasil.
Oramos para que você faça parte daqueles que escutarão este chamado e buscarão colocá-lo em prática. Agindo assim, com certeza experimentaremos a vitória do Senhor em nosso Movimento e em nossas vidas.
Abri as portas, porque Deus está conosco. (Jd 13,13)

III. INTENÇÕES PARA TODOS OS DIAS
a) Pelas nossas intenções particulares.
b) Pelos Grupos de Oração na Diocese, no Estado e no País.
c) Pelos Ministérios da RCC no Grupo de Oração, na Diocese e no Brasil.
d) Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
e) Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
f) Pelos eventos de evangelização da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.
g) Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional que acontecerão durante o ano.
h) Pela presidência dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional da RCC.
i) Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre o Papa, pelo nosso Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, pelos Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
j) Pelas casas de missão da RCCBrasil.
k) Pelo Encontro Mundial de Jovens e XXX Congresso Nacional da RCC que acontecerão em Foz do Iguaçu nos dias 10 a 15 de julho de 2012.
l) Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil.
m) Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.

IV. ESTRUTURA DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO
a) Cada Estado deverá responsabilizar-se por, pelo menos um dia no mês, manter o maior número possível de servos (intercessores ou não) orando em todas as dioceses do Estado, revezando de hora em hora. Os núcleos das coordenações estaduais e diocesanas, bem como dos Ministérios devem prioritariamente participar desta mobilização.
b) Durante todos os dias de cada mês e durante as 24hs de cada dia, haverão pessoas no Estado orando pelas intenções citadas acima (no item III).
c) Para cada dia da semana vamos direcionar as orações para uma prática espiritual, conforme a sequência a seguir:
1. No domingo priorizar a oração de Louvor.
2. Na segunda-feira meditar o Santo Terço.
3. Na terça-feira exaltar a Santa Cruz.
4. Na quarta-feira priorizar a leitura orante da Bíblia.
5. Na quinta-feira promover a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
6. Às sextas-feiras observar algum tipo de Jejum.
7. No sábado, em especial, dirigir-se à Virgem Maria na oração.
8. Participar da Sagrada Comunhão se possível diária ou ao menos aos Domingos.
9. Uma vez no mês procurar o Sacramento da Confissão.
10. Buscar a reconciliação com os irmãos sempre que o Espírito Santo revelar tal necessidade.
d) A hora de oração deverá obedecer a seguinte sequência:
1. Iniciar com o Veni Creator. (ver Anexo III)
2. Orar espontaneamente clamando o Espírito Santo e proclamar o Senhorio de Jesus sobre sua vida e sua família, sobre os membros e sobre os projetos e eventos de evangelização da RCCBrasil e sobre o escritório nacional.
3. Com a meditação de Ef 6, 10-17, orar pedindo a Armadura do Cristão.
4. Fazer uma oração de renúncia ou de libertação. (Anexo I)
5. Clamar o Sangue de Jesus sobre você, sua família e sobre toda a RCC.
6. Orar com o texto de Baruc 2, 14-17a.
7. A partir daí podemos deixar o Espírito Santo nos conduzir livremente.
Neste momento devemos interceder pelas intenções desta mobilização de oração (Vide item III).
Procurar direcionar a oração conforme a motivação de cada dia (vide orientações do item IV-c).
8. Fazer um momento de escuta e de discernimento.
9. Anotar as moções, profecias e revelações durante a oração e encaminhar para a coordenação estadual do ministério de intercessão.
10. Fazer um momento de orações de louvor e agradecimento proclamando um Salmo de louvor.
11. Encerrar com a oração à Beata Elena Guerra. (anexo II)

V. CRONOGRAMA
Cada Estado ficará responsável por pelo menos um dia do mês. A coordenação estadual da RCC ficará responsável em realizar a escala de forma que haja servos orando em todas as dioceses do Estado. Os núcleos estadual e diocesano da coordenação da RCC, bem como os núcleos estaduais e diocesanos dos Ministérios devem prioritariamente participar.
Em cada horário do dia podem participar quantas pessoas desejarem e a oração pode ser realizada de forma individual e no lugar onde desejarem. O importante é que em todas as horas do dia existam pessoas orando para não interromper a sequência de oração.
Vamos seguir a escala abaixo:

Estado
Dia do mês
Estado
Dia do mês
Acre
1
Mato Grosso do Sul
17
Alagoas
2
Pernambuco
18
Amapá
3
Piauí
19
Amazonas
4
Rio de Janeiro
20
Bahia
5
Rio Grande do Norte
21
Ceará
6
Rio Grande do Sul
22
Distrito Federal
7
Rondônia
23
Espírito Santo
8
Roraima
24
Goiás
9
Santa Catarina
25
São Paulo
10
Maranhão
26
Mato Gorosso
11
Sergipe
27
Rio de Janeiro
12
Tocantins
28
Minas Gerais
13
São Paulo
29
Pará
14
Minas Gerais
30
Paraíba
15
Paraná
31
Paraná
16


* A diocese de Limeira ficou responsável pelo horário das 18h às 19h.
** O Ministério para Crianças do estado de SP ficou responsável pelo horário das 19h às 20h.



VI. CONCLUSÃO
Para conseguir reconstruir as muralhas de Jerusalém que se encontravam em ruínas, Neemias organizou o povo e definiu posições nas muralhas onde cada grupo ficaria responsável pela parte que lhe coubera na obra. Assim também o Senhor nos inspira nesta MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO para atuarmos na parte que nos cabe nesta obra espiritual de reconstrução que estamos vivenciando na RCC.
Baseando-nos na vida de Neemias, temos razões muito fortes para confiar no Senhor. Sabemos que Deus jamais nos desamparará. Temos a convicção, como Neemias tinha, de que as promessas divinas não falham. Por isso podemos dizer: “O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução… (cf. Ne. 2, 20a)
É isso que dará força para toda a RCC do Brasil. Estamos confiantes nos recursos do Senhor, na vivência sincera das práticas espirituais que Ele nos deixou e no poder da intercessão. Não estamos firmados na força de cavalos nem de cavaleiros nem tampouco nas nossas próprias capacidades. A nossa confiança está colocada em Deus que nos fará ser bem-sucedidos. Essa é a nossa confiança: “Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.”. (cf. Is 40.31)

VII. DÚVIDAS
As dúvidas devem ser esclarecidas com a coordenação diocesana do Ministério de Intercessão e com a coordenação geral da RCC Limeira.


ANEXOS
I. Oração de Intercessão e libertação
Senhor Pai do Céu, em nome do Teu Filho e nosso Senhor Jesus Cristo, nós pedimos sejam derrubadas com o poder do Espírito Santo, todas as fortalezas da mentira, do engano, da escravidão espiritual e de toda presunção e orgulho nos membros da RCC do Brasil. Senhor, Pai amoroso, usando a autoridade que nos foi conferida pelo Senhor ressuscitado, vencedor de todo o mal e da morte eterna, nós pedimos sejam desfeitas todas as barreiras que se levantam na RCC do Brasil contra Teu conhecimento e adoração.
Senhor, Pai justo e santo, em nome de Jesus Cristo ressuscitado, único Senhor do universo, nós agora pedimos que Jesus expulse da vida dos membros da RCC do Brasil todas as trevas e influências malignas de todas as áreas do seu ser, assim como de qualquer domínio que Teu inimigo possa ter sobre a vida dos membros da RCC do Brasil e neste instante, pelo Sangue do Senhor Jesus, que está na Tua glória orando por nós, pedimos sejam libertos para viverem reconciliados contigo, se converterem, se confessarem e serem doravante teus filhos, obedientes, por isto Te agradecemos.
Pela autoridade do nome onipotente do Senhor Jesus, seja quebrado o poder de satanás sobre a vida dos membros da RCC do Brasil e reivindicamos sua salvação, cura, libertação de todo o mal, malefício, macumba, maldade, pecado, vício, ódio, doença, soberba, cobiça, controle, insegurança e medo para que a nossa alegria de filhos e filhas de Deus Pai seja perfeita e o Sangue precioso do Senhor Jesus produza em nós os frutos do Espírito Santo. Amém!
(Reza-se o Credo – Creio em Deus Pai…)
II. Ao Espírito Santo
Por intercessão da Beata Elena Guerra Ó adorável Espírito de Deus, que te comunicaste com a beata Elena Guerra com a abundância dos Teus dons, confiaste-lhe a mensagem da eterna renovação do teu Pentecostes, pela suavidade e fidelidade à missão a ela atribuída, suplicamos-Te, de torná-la, ainda hoje, testemunha do Teu amor na defesa da nossa oração para as nossas intenções. Reacende, ó Deus Consolador, a nossa fé e a nossa esperança, para que possamos caminhar com coragem até o encontro definitivo.
Amém!
Beata Elena Guerra, roga por nós.
III. Veni Creator
Ó, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. / Vós sois chamado o Intercessor do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. / Sois doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. / A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. / Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!